Sobre o logotipo do Mosaico da Amazônia Oriental

A proposta para o logotipo do Mosaico Amazônia Oriental surgiu durante o um seminário interno da Secretaria Executiva do mosaico, em fevereiro de 2015, e teve sua origemna ocorrência de petroglifos  em diversos pontos da região do mosaico.

Foto por Paulo Rogerio Caetano

As espirais que inspiraram o logo encontram-se especificamente em Tracajatuba no município de Ferreira Gomes, em um lugar conhecido como Pedra do Índio.

A espiral do logotipo do Mosaico da Amazônia Oriental também contém elementos que denotam outras características importantes dessa articulação:

A espiral também nos leva a simbologia de universo, que nos leva a características importantes do Mosaico da Amazônia Oriental:

A primeira delas é a diversidade. O Mosaico da Amazônia Oriental é formado pelas mais diversas modalidades de áreas protegidas. O primeiro do Brasil com terras indígenas reconhecidas em sua portaria. Com as mais diversas categorias de unidades de conservação, de parque nacional, a reserva de desenvolvimento sustentável, passando por florestas nacionais e estaduais, reserva extrativista e parque natural. Sem falar na diversidade de seus conselheiros, que representam mais de 5 etnias indígenas, assentados, castanheiros, ribeirinhos e diversos orgãos governamentais municipais, estaduais e federais atuantes no território.

O universo em espiral também transmite a idéia de convergência, um dos valores importantes do Conselho do Mosaico da Amazônia Oriental.

A espiral retirada de petroglífos na nossa própria região, reforçam o valor da ancestralidade que orientaram a territorialidade hoje definida dentro do Mosaico da Amazônia Oriental.

E por fim, estamos na pequena parte do Brasil que se encontra acima da linha do Equador, no hemisfério norte. Aqui os ventos e corpos hídricos formam espirais que giram no sentido anti-horário, ao contrário do hemisfério sul, onde as espirais giram no sentido horário, regidos por um fenômeno físico conhecido como força de Coriolis.